Bienal do Livro

Está acontecendo, no Rio de Janeiro, um dos maiores eventos literários nacional. A Bienal do Livro. Com a proposta de promover interação entre editoras, escritores e leitores, a bienal vem, há 30 anos celebrando a leitura, a cultura e a diversão reunindo milhares de pessoas. O evento tem abrangência internacional, criando um clima de cooperativismo e descontração oferecendo a oportunidade para leitores aproximarem-se e conhecerem seus autores preferidos, ao passo que, os autores podem conhecer seu público. 

Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates e bate-papos com personalidades culturais e de atividades recreativas que promovem a leitura. a Bienal homenageia a Alemanha, promovendo o intercâmbio cultural entre os dois países. Também há um espaço intitulado de "Goleada Literária" com intuito de discutir o futebol, já que, as editoras apostam no futebol devido a copa de 2014.

Para este ano são esperados cerca de 650 mil visitantes divididos entre os 55 mil metros quadrados e estandes perfeitamente montados, atraídos por gosto e culturas diferentes e levados a prestigiar esta festa de suma importância para a cidade. Para os consumidores de literatura, como eu, é um verdadeiro paraíso. As ofertas e os lançamentos chegam a dar "água na boca", sem mencionar a criatividade dos estandes que misturam cores e artes para atrair o leitor (e realmente o faz). Apesar de toda magnitude, o evento é puramente comercial e, como tal, tem aquelas partes "desnecessárias" como a quantidade de romances sobre vampiros, zumbis, sadomasoquismo, romances principescos auto ajuda barata...ultimamente o mercado literário está povoado deles e, desses, melhor nem passar perto. Mas o mais importante e que vale muito a pena prestigiar o evento, sempre é possível encontrar obras raras e emergentes que não se vê em qualquer canto.



Postagens mais visitadas deste blog

Armadilhas do Linkedin na busca de emprego

Palavras rasas sobre relações rasas.

Memórias do Heavy Metal - Mustaine