Oscar 2013 - Indicados Como "Melhor Filme"

Devido ao feriado prolongado, estive ausente nesse período, tentado me desligar um pouco da "vida virtual". Mas não vamos falar de mim e sim de CINEMA...

Sabemos que dia 24, próximo, acontece a premiação mais esperada das telonas, o OSCAR 2013. Há uma variedade significativa de filmes, atores, atrizes e afins, tudo ligados à essa ordem, na corrida para se identificar os melhores, os mais aclamados e os líderes de sucesso, numa mistura, acredito eu, de ansiedade e consternação.

Se eu mesma sinto-me ansiosa com as indicações, imagina quem está diretamente ligado ao evento...

E por falar nas indicações, sou favorável à quase todas elas. Digo "quase" porque algumas, em minha opinião, poderiam ser substituídas por outras, mas enfim... em geral as indicações são muito favoráveis e fiquei até na dúvida de minhas escolhas. "Lincoln" lidera a lista com nada menos que 12 indicações. É óbvio que um filme dirigido por Steven Spielberg merece todo o crédito que lhe é concedido, inclusive, acredito que levará boa parte dos prêmios. Em seguida, com 11 indicações, vem "As aventuras de PI" que é a adaptação cinematográfica do livro "A Vida de Pi", de Yann Martel, que Ang Lee dirige em 3D.

No mais, os filmes indicados a concorrer a estatueta deste ano são: 

A Hora Mais Escura - Um filme de Kathryn Bigelow sobre a caçada ao terrorista Osama Bin Laden. Com 5 indicações ao Oscar, o filme estreou no cinema hoje, 18/02/2013 e trás renomados atores em seu elenco.



Amor - Lançado em 18 de janeiro de 2013, o diretor Michael Haneke surpreendeu a todos com essa história sobre um casal de aposentados, professores de música, que passam por diversas provas após a mulher sofrer um derrame. O drama francês foi indicado a duas categorias.



Argo - é o novo filme dirigido e estrelado por Ben Affleck. O filme se passa em 1979, durante a chamada Crise de Reféns no Irã. Com a recusa do governo dos Estados Unidos de entregar o xá Reza Pahlevi, deposto pelo aiatolá Khomeine, as massas furiosas invadiram a embaixada estadunidense, fazendo 54 prisioneiros. Seis funcionários, porém, conseguiram escapar, refugiando-se na casa do embaixador canadense em Teerã. O filme teve 7 indicações ao Oscar e estreou no Brasil em novembro de 2012.



As Aventuras de Pi - como já dito, o filme de Ang Lee, teve 11 indicações ao Oscar e é um concorrente de peso a levar a estatueta. O Roteiro adaptado por David Magee teve suas filmagens na Índia e em Taiwan. O filme estreou no Brasil em 25 de dezembro de 2012.



Django Livre - O aclamado Quentin Tarantino, que particularmente adoro, surpreende mais uma vez com seu novo filme, estrelado por Leonardo DiCaprio e indicado a 5 Oscars. Com estréia em 18/01/2013, Django Livre é um filme excessivo: existem tramas demais, personagens demais, reviravoltas demais; a duração é longa, o sangue jorra por todos os lados, as referências se multiplicam sem fim. Mais do que nunca, Quentin Tarantino está consciente do caráter épico desta história, do teor sensível do tema e de suas imensas habilidades na direção. Este novo filme é uma prova de que as ambições do diretor estão cada vez maiores – e de que ele ainda consegue cumprir as altas expectativas que constrói. 



Indomável Sonhadora - É com um sete anos de atraso que Indomável Sonhadora (Beasts of the Southern Wild) chega para lavar a alma dos afetados pelo furacão Katrina, em 2005, mas o longa de estreia de Benh Zeitlin tira o atraso com impacto, numa mistura de fábula dickensiana com drama apocalíptico. O filme teve 4 indicações ao Oscar e sua estréia no Brasil está prevista para 22/02/2013.


Lincoln - Lincoln se concentra na luta pela votação da emenda constitucional que acabaria com a escravidão nos EUA, enquanto o Norte caminha para a vitória na Guerra da Secessão. A trama, roteirizada pelo dramaturgo Tony Kushner, se baseia na biografia Team of Rivais: The Genius of Abraham Lincoln, escrita pela historiadora vencedora do Pulitzer Doris Kearns Goodwin. O drama estreou em 25 de janeiro no Brasil e concorre ao Oscar 2013 em 12 categorias.


O Lado Bom da Vida - Com um sedutor par de olhos azuis, de Bradley Cooper e uma comédia romântica fascinante, estreou em primeiro de fevereiro, O Lado bom da Vida, de David O. Russell. O filme tem uma trama deliciosa considerada uma comédia não idiota. Teve 8 indicações ao Oscar. 



Os Miseráveis - é uma adaptação musical do romance de 1862 do francês Victor Hugo. Tom Hooper é o diretor. A trama se passa na França do século 19 e acompanha Jean Valjean (Hugh Jackman), um ex-condenado posto em liberdade, que tenta fugir de Javert (Russell Crowe), inspetor e seu perseguidor. O filme teve 8 indicações ao Oscar e estreou no Brasil em primeiro de fevereiro.


Esses são os filmes que estarão concorrendo na categoria melhor filme (e outras) em 24 de fevereiro de 2013. Eu já tenho meus prediletos e estarei torcendo por eles durante a cerimônia de entrega que poderá ser assistida em vários canais.

Postagens mais visitadas deste blog

Não me esqueça

Top 10 - Personagens Literários

Flores Caídas